Um dos principais males da sociedade atual é o sedentarismo. As pessoas estão cada vez menos ativas, movimentando-se menos, e por consequência, desenvolvendo diversos problemas de saúde.
Mais do que compreender a importância e os benefícios da atividade física, é necessário agir. Criar hábitos mais saudáveis é o primeiro passo e isso pode ser feito muitas vezes através de simples mudanças. Como, por exemplo, movimentando-se por um propósito.
Entendendo os perigos do sedentarismo
Antes de falar em mudanças de comportamentos é importante contextualizar os perigos reais que ter uma vida sedentária causam e, claro, a importância e os benefícios da atividade física.
Ligado a diversos fatores físicos e emocionais, o sedentarismo pode ser resultado de algum problema crônico, falta de vontade, problemas emocionais, ou até mesmo a falta de tempo. Mas, independente do motivo, ele é perigoso.
Em um artigo publicado pela revista científica The Lancet, foi identificado que globalmente o sedentarismo e a falta de atividades físicas são os responsáveis por mais de cinco milhões de mortes por ano.
Segundo o estudo, 80% dos jovens não praticam nenhuma atividade física diária. E, o que é pior: 40% dos estudantes não andam a pé para ir à escola e 25% passam mais de três horas por dia sentados após as atividades escolares. Para se ter uma ideia, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a carga diária seja de uma hora.
Também é preciso lembrar que o sedentarismo é comprovadamente uma das principais causas de obesidade, de problemas cardiovasculares, aumento do colesterol e pressão arterial, atrofia muscular, de problemas articulares, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono.
E, o Brasil atualmente lidera o ranking dos países mais sedentários do mundo. Um estudo feito com 29 países pelo Instituto IPsos mostra que 31% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física, e os principais motivos são preguiça e falta de tempo.
Além dos riscos à saúde, a inatividade física afeta também a economia nacional. A Universidade Federal Fluminense (UFF) apontou serem gastos anualmente mais de R$ 300 milhões com internações no SUS em decorrência de atitudes sedentárias.
Diferenciando atividade física de exercícios físicos
Agora que já falamos dos perigos e que ficar parado não é uma boa escolha, vale também explicar que atividade física difere de exercício físico.
O exercício físico envolve a prática sistematizada, devidamente elaborada e prescrita, considerando variáveis de treinamento e visando objetivos específicos.
Já atividade física é considerada pela OMS como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Isso inclui atividades praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.
Ou seja, para sair do sedentarismo não precisa transformar-se de um dia para o outro em um atleta. O primeiro passo é entender a importância e os benefícios da atividade física. E, a partir daí, criar hábitos mais saudáveis. O que muitas vezes está em pequenas atitudes ou mudanças no estilo de vida e na rotina diária.
Mas, qual é de fato a importância e os benefícios da atividade física
Uma pesquisa recente da Universidade do Texas demonstrou que menos de cinco mil passos por dia reduz consideravelmente a capacidade do corpo de metabolizar a gordura. E, é exatamente a gordura que pode aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.
Por isso, a importância de inserir no dia a dia atividades físicas que nos permitam movimentar. Muitas vezes, inclusive somado aos treinos da academia ou ao esporte praticado.
Vamos a algumas possibilidades. A caminhada, por exemplo, traz uma série de benefícios e não investimentos. Caminhar por 30 minutos ajuda no combate a obesidade e a pressão alta, promove o fortalecimento dos músculos, aumenta a resistência física, reduz o estresse, previne doenças do coração e melhora a função intestinal.
Andar de bicicleta também tem seus benefícios. Auxilia no emagrecimento, aumenta o fôlego, proporciona bem-estar, reduz colesterol. Sem prejudicar as articulações, ajuda a prevenir e controlar o diabetes. Mas, tem uma série de outras atividades que podem ser inseridas e que não são tão sistemáticas. É o caso de trocar o elevador pelas escadas; o carro pela caminhada para ir à padaria, ao curso de inglês ou visitar um amigo próximo. O que, aliás, vai além da importância e dos benefícios da atividade física para seu corpo e mente. Pode ser muito positivo também para o meio ambiente.
Mas, ainda dá para fazer mais: movimentar-se, engajar-se em uma comunidade, fazer parte de uma causa e ser recompensado por isso.
Conhecendo uma nova ideia que permite unir o útil ao solidário
A Hive 1 é uma startup de tecnologia, voltada para a logística que quer melhorar o last mile.
Com o apoio da tecnologia e do engajamento de pessoas, quer transformar o conceito de entrega sustentável, indo além.
A ideia é que as pessoas possam usar seu tempo de diversas formas a seu favor, de sua saúde e qualidade de vida, e também ajudando a conquistar uma sociedade e um mundo melhor.
Ou seja, a pessoa que tem um tempo sobrando no seu dia – seja homem, mulher, jovem, adulto ou idoso, movimenta e usufrui dos benefícios da atividade física. Ao mesmo tempo, estará fazendo isso enquanto entrega, ao redor de sua casa, a pé e de bike, as compras feitas via internet por seus vizinhos.
Em troca, ela pode escolher como quer ser recompensada, com pontos para ajudar causas que ela apoia, com descontos em parceiros ou até mesmo com dinheiro, como possibilidade de renda extra.
Tudo bem simples: baixando um app, fazendo um cadastro e fazendo parte imediatamente de uma comunidade.
E, você já pensou se movimentar de uma forma diferente e usufruir dos benefícios da atividade física? Quer saber mais? Acesse