Como fazer a sua parte e engajar-se em uma causa social unindo o útil ao solidário?

Muitas pessoas têm vontade de engajar-se em alguma causa social, fazer algum trabalho voluntário, mas não sabem por onde começar. 

Outras além de desconhecer os caminhos, acreditam que o voluntariado está atrelado exclusivamente a grandes causas e contribuições exorbitantes. Mas, não é bem assim. Sempre há uma possibilidade simples e acessível. 

Traremos aqui 4 fatos importantes sobre o voluntariado para te estimular a fazer sua parte em causas sociais.  Mas, antes vale entender o significado dessa ação.

O que é trabalho voluntário?

O trabalho voluntário é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho com objetivos em comum.

A premissa básica do trabalho voluntário está na doação de tempo para ajudar o próximo.  

É também por meio dele que organizações não governamentais e empresas fazem com que valores morais sejam construídos. E a solidariedade é o principal valor por trás de qualquer ação dessa natureza. 

4 fatos importantes sobre o trabalho voluntário

Veja alguns pontos que ajudam a esclarecer como fazer sua parte em causas sociais pode ser fácil. 

1. Qualquer pessoa pode ser pode ser um voluntário

Engana-se quem pensa que para ser um voluntário é preciso ter habilidades mirabolantes ou saber fazer algo, ou ensinar algo para uma pessoa. Todo mundo pode ser um voluntário. Basta doar o seu tempo em prol de alguma ação que ao final traga um retorno coletivo.

Além disso, não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. 

Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

2. Trabalho voluntário é coisa séria 

Não é porque você está doando algo que não existe comprometimento. O princípio do voluntariado é exatamente que cada um contribua da sua forma, dentro de suas possibilidades, para que tenham condições de cumprir com suas obrigações. Um compromisso assumido com o voluntariado deve ser rigorosamente cumprido.

3. Não precisa ser uma grande ação 

Um trabalho voluntário não precisa necessariamente estar associado a uma grande ONG. Exigir horas diárias de comprometimento. Envolver altos volumes de dinheiro e nem mobilizar centenas de milhares de pessoas. 

O importante é que tenha algum impacto. Por menor que seja, de alguma forma,  uma ação voluntária sempre conseguirá gerar um retorno positivo, para os dois lados: para quem  a pratica e para quem é beneficiado por ela. 

4. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla

Não se trata só do impacto que podemos causar na vida dos outros, mas do papel que se engajar e participar de ações voluntárias provoca em nossa própria vida.

O voluntariado é uma relação humana, rica, solidária e não uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades e exercer a solidariedade. 

Enquanto o voluntário doa sua energia e criatividade, ele recebe em troca o contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

Um caminho para começar a se engajar

Muitas pessoas têm uma vontade enorme de colaborar, doar-se e aprender com a oportunidade que um trabalho voluntário representa na vida de alguém. 

Porém, por sempre deixar para depois ou mesmo por não saber qual caminho trilhar, acabam deixando para depois. 

O trabalho voluntário pode ser exercido de diversas maneiras. Presencialmente, à distância, através de ações individuais, participação em campanhas, criação de grupos de apoio ou suporte, alfabetização de crianças e adultos carentes, atuação em conselhos de classe ou mesmo em associações de moradores ou de pais. 

Tudo é válido e envolve como ponto de partida boa vontade; o querer realizar o bem. E, há sempre uma boa ideia na qual você pode pegar carona. 

Já pensou, por exemplo, baixar um aplicativo, fazer o seu cadastro  e passar a doar o seu tempo unindo o útil ao solidário? Pois é, isso é possível. 

Entendendo como encurtar o caminho para fazer parte de causas sociais

A Hive 1 une tecnologias e pessoas com perfis e objetivos de vida diferentes, cada um com seu próprio propósito, em uma comunidade. De uma senhora aposentada, a uma mãe querendo complementar a renda e ainda ter tempo para os filhos, a um estudante com tempo livre: todos podem fazer parte desta comunidade.

Não importa a  causa: saúde, meio ambiente, educação, esporte e defesa dos animais, basta partilhar da vontade de fazer um mundo melhor e de um valor muito importante para nós: a seriedade.

Você passa a fazer parte da comunidade ao baixar o app, disponibiliza-se para fazer entregas, a pé ou de bicicleta, das compras realizadas por seus vizinhos via internet, em troca de recompensas. Esses pontos são revertidos para as instituições parceiras desta comunidade, que inclusive podem ser indicadas por você. 

Entre em nosso site e saiba como se engajar nessa ideia do voluntariado. Acesse

Gostou desse artigo? Então compartilhe

Se inscreva e não fique sem receceber as novidades:

Veja Mais

Baixe o app e seja um HIVER!

Download em breve!.

Quer saber mais sobre a Hive 1?

Informe o seu e-mail e fique por dentro dos conteúdos exclusivos e das novidades que serão lançadas.
Copyright © 2022 Hive 1 . All rights reserved.
Quattro Vertici Consultoria – 32.926.520/0001-16
Desenvolvido por Vinte